Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O que é uma catástrofe?

Uma catástrofe natural é um desastre que ocorre quando um evento físico perigoso (tal como uma erupção vulcânica, um terremoto, um desabamento, um furacão, ou algum outro fenómeno natural ) faz danos extensivos à propriedade, faz um grande número vítimas, ou ambas. Em áreas onde não há nenhum interesse humano, os fenómenos naturais não resultam em desastres naturais.

Erupções Vulcânicas

A erupção vulcânica é um fenômeno da natureza, geralmente associado à extravasação do magma de regiões profundas da Terra na superfície do planeta

As camadas de rochas formadas por erupções magmáticas são chamadas de "derrames", pois a rocha se espalha e solidifica-se na superfície do globo. A lava arrefecida gera normalmente um óptimo solo para plantação.

Existem diferentes tipos de erupção vulcânica, diferindo na proporção e tipo de material expelido e na violência dessa expulsão.

Tsunami

Um tsunami (ou onda gigante) é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar.

Há quem identifique o termo com "maremoto" — contudo, maremoto também tem sido definido como a agitação do mar, geralmente ocasionado por um sismo submarino, e que pode de facto originar um tsunami

A energia de um tsunami é função de sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude (a altura da onda) aumenta à medida que a sua velocidade diminui. Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.

Tsunami de 26 de Dezembro de 2004 na Indonésia As ondas chegaram a mais de 50 m de altura fazendo mais de 220 000 mil mortes e 70 000 pessoas desaparecidas deixando milhões desalojados no Oceano Indico. Foi o maior tsunami do mundo.

Sismos

Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas
(tectónicas), de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano.
O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Os sismos são basicamente a ocorrência de uma fratura a uma certa profundidade. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra

Sismo de 12 de janeiro de 2010 no Haiti

Com uma amplitude de 7,0 teve 33 réplicas eu chegaram a mais de 5,0 de magnitude que matou entre 100 000 a 200 000 pessoas e deixou cerca de 3 milhões de desalojados. Foi um dos piores sismos que ocorreu na história.

Tornados

Um tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades.

Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.

Estas são as classificações das amplitudes velocidades, etc… dos tornados e os seus respectivos nomes.