Um tsunami (ou onda gigante) é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar.
Há quem identifique o termo com "maremoto" — contudo, maremoto também tem sido definido como a agitação do mar, geralmente ocasionado por um sismo submarino, e que pode de facto originar um tsunami
A energia de um tsunami é função de sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude (a altura da onda) aumenta à medida que a sua velocidade diminui. Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.
Tsunami de 26 de Dezembro de 2004 na Indonésia As ondas chegaram a mais de 50 m de altura fazendo mais de 220 000 mil mortes e 70 000 pessoas desaparecidas deixando milhões desalojados no Oceano Indico. Foi o maior tsunami do mundo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário